Utrecht...
para quem não sabe, ou sabia como eu, é mais uma daquelas cidades perdidas nas Holandas que se desconhece por completo, mesmo que a nossa vivência arquitectónica dependesse disso.
A cidade é atravessada por canais, onde pequenas embarcações de turismo e recreio andam, todas as casas têm um pequeno embarcadouro e naquilo que posso acrescentar para terem uma imagem mais clara, é parecido com Veneza, sem ter nada a ver.
As pessoas são atenciosas, ainda que nos surpreenderam pelo desconhecimento do Holandês e tem um pouco de tudo: uma red light zone, muito pacata, turistas - holandeses surpreendentemente - e o mais incrivel, a cidade não adormece depois das 5 da tarde, como a maior parte das cidades Holandesas, claro Amesterdão é excepção.
Mas, e para os que vivem no mundo da arquitectura, a cidade é bem mais do que isso. Consegue surpreender. Pelo menos eu fiquei... De um ponto da história da arquitectura - gótico germânico - até aos mais contemporâneos arquitectos ( Rem Koolhaas, Mvrdv, Renzo Piano ) entre outros. Parece uma verdadeira montra do que se passa no mundo da arquitectura. E mais incrivel, quer espalhado pela cidade, quer na Universidade. Sem me alongar mais, porque de segunda a oito vou voltar de novo lá para tirar mais fotos, percam-se na net a procurar informação da Universidade de Utrecht, no google ou archnet.org para terem uma ideia... lol, já cá faltava o momento cultural.
props.
Sem comentários:
Enviar um comentário