segunda-feira, dezembro 12, 2005

Francesinhas

Bem... Tinha de ser... Ontem acabei por me mandar num passeio pelos lagos de Delft. A horas um kito estranhas para quem por cá quer ver seja o que for, uma vez que por volta das cinco da tarde começa a escurecer, mas precisava de espairecer um pouco...
E brutal, foi uma das minhas melhores decisões até agora. Estava um puto de um frio de rachar, as temperaturas por cá parece que não sobem acima dos 7 graus centigrados, e resultado sempre que se quer fazer alguma coisa tem de se colocar 50 kg de roupa em cima e caminhar na bina. Os lagos, são uma parte enorme de Delft, ficam a cerca de 15 minutos a pedalar, de minha casa! Mas ontem acabou por ser diferente. Encostei a bina num dos bancos do enorme parque que os envolve e acabei por assistir a um festival de cores no céu, enquanto caminhava...

Foi então que tive uma epifania: fazer francesinhas para o jantar... Lol, meu dito meu feito. Mandei-me para casa e comecei a procurar receitas na net, podia sempre recolher ao velho truque (ligar à minha querida e tão prendada mãe que cozinha q é uma coisa divinal), mas desta vez não. Pois ora que encontrei... O resultado... Pode-se ver na foto, mas é claro que tive de fazer umas pequenas alterações à receita, a original encontra-se no blog papel de parede, mas a minha aqui vai:

INGREDIENTES
Molho:
1 cerveja (uma... idiotas, as que quiserem devem apurar isso bastante9
1 caldo de carne (knorr) (o típico)
2 folhas de louro
1 c.s. de margarina (ou manteiga normal)
1 cálice de Brandy ou Porto (juntem, se tiverem, Porto e bagaço, ou um pouco de Whiskey)
1 c.s. de maizena (vão ter de juntar mais para engrossar, mas uma para começar é bem)
2 c.s. de polpa de tomate (mais... muito mais, isto dá a cor ao molho)
1/2 copo ( +- 1dl ) de leite
piri-piri q.b. (depende... são homens ou ratos???)

para as Francesinhas:
2 fatias de pão de forma
fiambre q.b. (uma fatia a separar cada uma das camadas)
queijo q.b.
salsichas q.b.
linguiça q.b. (tem de ser da de casa q a da Holanda é uma bosta)
carne assada ou bife q.b. (bife, e do bom, que nós tivemos uma cena tipo hamburger)

PREPARAÇÃO
Preparação do molho:
Dissolver bem a maizena com o leite juntar os restantes ingredientes e com a varinha mágica triturar, levar ao lume até ferver e engrossar um pouco mexendo para não pegar.

Preparação das Francesinhas:
Fazer uma sandes com os ingredientes cobrir com queijo, colocar no centro de um prato e regar com o molho, e levar ao forno a gratinar.


Fotos... bem perdi-as, mas por ventura amanhã já as terei por cá!

Sem comentários: