domingo, novembro 06, 2005

Mais um local brutal...


Delft é tipo uma caixinha de surpresas!
É pequeno, pelo que comparado às outras cidades da Holanda, mas por incrivel que pareça cada canto desdobra-se como um caleidoscópio... Se pensarem naquele olhar vislumbrado de uma criança quando repara num caleidoscópio pela primeira vez, foi assim que me senti hoje! ( caloiro é a outra definição )
Saí de casa sem a MotoBecane... a miúda - a bicicleta - anda a dar-me demasiados problemas, o travão soltou-se pelo que já estive para espetar-me cerca de 20 vezes mais, e nos entretantos fui abalroado por um carro da polícia por ter passado um sinal vermelho... mas esta histório fica para o post seguinte!
Como tal decidi deixar a Moto em casa e mandei-me a pé, à noite... começa a sentir-se o cheiro a lareira, e o frio, de gelar, impede com que chova, por isso saír à rua com um bom agasalho é bastante agradável, cada vez que falamos o nosso respirar gela, mas em contrapartida sente-se o chegar do Natal e pelo que me disseram deve nevar, o que sinceramente já comecei a imaginar, pq com os lagos todos gelados consegue-se patinar...
Mas de resto descobri uma zona nova na cidade... De passeio com o Ammer a cidade aparece saída da "Lista de Schindler" toda construída em tijolo de barro com um aspecto rude, que os candeeiros falsamente escondem, as janelas, todas com uma estrutura em ferro desenham cancelas de onde se pode espreitar a vida dos Holandeses, que sem vergonha se expõem dentro de casa - sem os artificios da cortina ou da renda na janela. Os locais a descobrir multiplicaram-se, mas como o frio apertou, acabamos por ficar num bar que me levou a esta descrição...
Um lagar... não do tipo daqueles com pipas, mas um local daqueles criados nas antigas cidades para pesarem as mercadorias... Transformado! o mesmo material, que repete o pavimento e as ruas, na parede, chão e tecto em madeira, enormes vigas e balanças de ferro atravessam o espaço, que dividido em três niveis diferentes, é pontuado com enormes candelabros, que acessos em velas dão um tom ocre! se me dou ao trabalho de descrever isto tudo é porque o wiskey que eles servem é mesmo bom!
fotos de delft à noite, o local onde foi assassindo o primeiro rei e a rua de entrada no bar

1 comentário:

Unknown disse...

Creepy.....rrr